terça-feira, 20 de agosto de 2013

II ESCOLA REGIONAL DE ASSESSORES

A Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (CRPJ) Nordeste IV Piauí, realizará dos dias 30 de agosto a 01 de setembro de 2013 em São Raimundo Nonato - Piauí, a II Escola Regional de Assessores da Pastoral da Juventude, com o Tema: “O que é ser Assessor da PJ em mudança de época?”, iluminados pelos 40 anos do início das primeiras articulações da Pastoral da Juventude (PJ). A CRPJ é um espaço de articulação, e tem percebido que nas dioceses a carência de assessores é gritante, o que dificulta o trabalho com os jovens, que se sentem abandonados e sem direção. Por isso propõe esta Escola, buscando apontar pistas para jovens e adultos das dioceses do Regional Nordeste 4, que estejam disponíveis a conduzir outros jovens no processo de educação da fé, numa formação integral.


Com uma metodologia participativa, quer apresentar a proposta da PJ com mais clareza para os assessores, a diferença entre coordenação e assessoria e funções e tipos de assessores, prevendo uma articulação que apoiará os assessores após este momento forte de estudo.
No processo de acompanhamento no caminho da fé o assessor é o acompanhante principal que ajuda o jovem a definir o seu projeto de vida, segundo o projeto de Jesus Cristo. Trata-se, portanto, de uma pessoa que já clareou seu projeto de vida, passou pelo processo de discernimento vocacional e procura integrar fé e vida vivendo uma espiritualidade encarnada nesta realidade. Celebra e partilha sua fé e seu trabalho junto com outros assessores e junto com os jovens. É um educador na fé, pelo testemunho de coerência e pela explicitação do anúncio do Senhor Jesus. Ao mesmo tempo, tem consciência de não ser o responsável principal do amadurecimento na fé dos jovens, porque sabe que se trata, sobretudo, de uma obra do Espírito Santo (Doc 85, 207).

Nenhum comentário:

Postar um comentário