quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pastoral da Juventude da Diocese de Picos realiza formação da Trilha nas paróquias


Formação com os jovens de Fronteiras de Pio IXA Coordenação Diocesana da PJ realizou a formação do novo material que a Pastoral da Juventude Nacional lançou para ser trabalhado nos grupos de Base "Na trilha dos grupos de Jovens",que  foi produzido pela CAJU (Casa da Juventude) Trata-se de uma coleção de 06 livros, abordando a temática dos lugares teológicos que Jesus Viveu (Belém, Nazaré, Samaria, Betânia, Jerusalém e Emaús), acompanhando todo o processo de formação dos grupos de Jovens, desde a nucleação até a militância.

Paróquias de Fronteiras e Pio IX
O encontro de formação de lideranças sobre a pastoral da Juventude e a  trilha ocorreu durante toda a  manhã do dia 20/08, sábado, no Salão Paroquial de Fronteiras com todos os grupos de Jovens das duas paróquias que compõem o Zonal III. Assessorado pela Ir. Liliane, o encontro de formação contou com a presença de 11 grupos de jovens: Juproc, Junsc, Jucrif, Jmc, Jucaf, Juc, Junsf, Jupp, Jcv e comunidades de Caboclo e Paulo Freire que ainda estão escolhendo os nomes. Depois da Formação da trilha foi planejado pelos Jovens coordenadores dos grupos o DNJ em nível de Zonal, marcado para o dia 06 de novembro em Pio IX.
 

Paróquia de Ipiranga
A formação da Trilha Aconteceu durante todo o dia 21/08 no Salão Paroquial do município de Dom Expedito Lopes, Assessorado por Luclécio Feitosa (assessor diocesano) e Bruno Luz (Coordenador paroquial do Bairro São José). O encontro contou com a presença de 05 comunidades, em três já havia grupo de jovens e outras estão no intuito de formar novos grupos. Além de fazer a formação especial da Trilha, também os assessores também desenvolveram os temas, "Pastoral da Juventude" abordando a história, organização, atividades, opção pelos pobres de jovens; "Como organizar e manter um grupo de Jovens" destacando a conjuntura atual, as fases do grupo de jovens, dimensões a serem trabalhadas; "Mandamentos do bom Coordenador" mostrando 10  orientações para a pessoa do coordenador; e o material "Na Trilha do Grupo de Jovens" apresentando-o e repassando as partes técnicas de como utilizá-lo, além das orações e dinâmicas.
Formação com os Jovens de Dom Expedito
Paróquia de Simões
A formação para os jovens coordenadores dos grupos também aconteceu no último domingo, dia 21 de agosto no Salão Paroquial Simões durante todo o dia. O encontro foi assessorado por Robério Portela (Coordenador Diocesano), Júnior e Patrick (assessores Diocesanos da Catedral), reunindo os grupos de Simões e Marcolândia. Este Encontro teve o intuito de reanimar o grupo da Sede de Simões, o JUCRI, promover a interação entre os grupos e promover a formação da Trilha.
Formação com os Jovens de Simões e Marcolândia
Os Assessores da PJ também destacaram força de vontade dos jovens de todas as paróquias que visitaram para fazer esta formação, percebendo que os encontros estão ajudando no fortalecimento da Pastoral. Assim, esperam chegar com este novo material a todos os grupos de base da Diocese de Picos e desta forma articular uma formação em conjunto.  Também se alegaram ao ver o empenho dos jovens coordenadores na evangelização da juventude, tendo em vista que todos são bem jovens, e para a maioria atuar como liderança ainda é algo novo.
Fonte: Ir. Liliane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário