terça-feira, 12 de março de 2013

III MISSÃO JOVEM NO ZONAL I DA DIOCESE DE PICOS

Entre os dias 08 e 10 de março os municípios de Itainópolis, Vera Mendes e Aroeiras do Itaim receberam cerca 120 missionários para a realização da 3ª Missão Jovem no Zonal I da Diocese de Picos. A missão foi iniciada com a acolhida dos jovens missionários, religiosas e sacerdotes, seguindo com uma vasta programação, desde momento de espiritualidade, até caminhada pelas ruas de algumas cidades, divisão e envio dos missionários para as comunidades, visita às famílias, celebrações e momentos de animação.


O encerramento da Missão aconteceu às 17h do domingo, dia 10, na cidade de Itainópolis. A Celebração Eucarística presidida por dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges, Pároco de Bocaina, e Francisco Feitosa, Pároco de Itainópolis. Na oportunidade uma multidão preencheu o ginásio poliesportivo, que ficou pequeno para a animação da juventude.


De acordo com Ramone Santos, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude, a Missão Jovem no Zonal I foi avaliada de maneira positiva. “A missão foi protagonizada pela expressão dos jovens, envolvendo as pastorais, religiosas, a sociedade e até pessoas de outras religiões, que abriram suas portas e ouviram a mensagem evangelizadora da nossa juventude missionária. A certeza que nós temos é que as sementes que foram lançadas durante esta missão, nós vamos colher com muitos frutos”, disse.
Durante entrevista na cidade de Itainópolis, dom Plínio José ressaltou que a Missão tira o jovem do anonimato e da vida em isolamento, às vezes distante até da própria família. “Quando ele vê outros jovens empolgados, se entusiasma também, cria autoestima e começa a participar. Ele muda muito, porque se une aos outros e aumenta a força que a juventude tem: a força transformadora de criar, de construir uma sociedade mais justa e solidária. Ele vai querer participar mais, vai encontrar mais amigos, vai valorizar sua família, vai se projetar na vida buscando uma profissão, vai fugir das drogas, da violência para abraçar essa alegria que dá um impacto forte em sua vida”, disse. Na oportunidade o Bispo Diocesano destacou que a animação presenciada durante a 3ª Missão Jovem no Zonal I já foi vivenciada em outros locais da Diocese e passará por todos os zonais até o mês de outubro, quando a cidade de Picos encerrará a Missão com a realização da Romaria Regional da Juventude, evento que deve reunir jovens de todo Piauí na cidade de Picos.
Ramone Santos lembra que a 3ª Missão Jovem está sendo vivenciada em três momentos: a Pré-Missão, que aconteceu no ano de 2012, a Missão, acontecendo em 2013 e o Pós-Missão, que acontecerá em 2014, afirmando que o projeto da terceira etapa já está em andamento, de forma que os jovens não desanimem dessa trajetória de missão, evangelização, organização dos grupos e vivência da Palavra de Deus.



Após a Celebração Eucarística a banda Nova Unção, de Juazeiro do Norte-CE, animou a juventude com um show católico. (Fonte: Pascom da Diocese de Picos - www.dp15.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário