quarta-feira, 8 de maio de 2013

MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA REÚNE MAIS DE 3 MIL JOVENS


A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Teresina em parceria com todos os grupos de jovens e a Paróquia São José Operário realizaram no final de semana, dia 28 de abril, a Marcha da Fé Conta a Violência e Extermínio de Jovens que reuniu mais de 3 mil jovens da Pastoral da Juventude de diversas Paróquias da Arquidiocese e Dioceses vizinhas como Caxias, Timom e Matões.


A Marcha é uma das atividade desenvolvidas pela Campanha Nacional  Contra a Violência e Extermínio de Jovens desenvolvida pela Pastoral da Juventude nacional. Tem como objetivo despertar a sociedade para os altos índices desta realidade, como também cobrar politicas públicas de juventude e monitorar a mídia para a banalização e criminalização do termo jovem.
A Marcha iniciou ás 16h com a celebração eucarística presidida por Dom Jacinto na Igreja de São José Operário onde mesmo na sua homilia reafirmou o compromisso da Igreja com a vida em sua plenitude e declarou “ As drogas são as causadoras da não vida, a juventude quer viver e nós precisamos acreditar cada vez mais na força da juventude” Dom Jacinto Britto.


O Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Gil Kairós Neto fez denúncias alarmantes quanto aos índices de violência e extermínio de jovens “são 18 mil jovens que morrem e são mortos a cada ano no Brasil, e cerca de 350 jovens em Teresina nas especificidades de homicídio, suicídio e acidentes de trânsito, e tudo isso ocasionado por falta de politicas públicas efetivas para a juventude, que gere emprego e renda, educação pública de qualidade, esporte, lazer e cultura”. Em seguida agradeceu o empenho de todos os grupos de jovens na realização da atividade e de modo especial a toda a equipe de coordenação da pastoral da juventude que foi incansável na realização.
Diversas caravanas de juventude participavam da marcha com um grito forte de Esperança na Vida e gritavam em sinal de denúncia com muita convicção “ Vamos juntos gritar, girar o mundo chega de violência e extermínio de jovens”. O projeto a Juventude quer viver continua e de acordo Amanda Maria referencial do projeto e da coordenação geral esta são penas as atividades iniciais dessa luta. O encerramento contou com a contribuição do canto Zé Vicente da Esperança mistico e pjoteiro.



A Marcha teve o grande apoio de entidades do poder público e sociedade civil organizada como a CÁRITAS, INSTITUTO AVANTE DE JUVENTUDE, CMDCAT de Teresina, Conselho Municipal da Juventude, Secretaria Municipal da Juventude SEMJUV, Centro da Juventude Santa Cabrini, Juventude Verde e Câmara Municipal de Teresina.
Todas estas atividades realizadas desde o Seminário, Audiência Pública  e Marcha serão apresentadas no Seminário Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens  realizados pela Pj Nacional e CNBB nos dias 03, 04 e 05 de maio em Brasília- DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário